top of page
Buscar

Seminário Estadual Orfandade e Direitos no DF reforça a luta por políticas públicas para órfãos no Brasil


ree

No último dia 12 de setembro, a Coalizão Nacional Orfandade e Direitos realizou, no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Seminário Estadual Orfandade e Direitos. O evento reuniu representantes de movimentos sociais, pesquisadores e operadores do direito com o objetivo de mobilizar e sensibilizar o poder legislativo sobre a urgência de políticas públicas para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes órfãos, que muitas vezes ficam invisíveis frente às políticas sociais.


O Brasil, segundo estudos recentes, contabiliza mais de 282 mil menores que perderam um ou ambos os pais devido à Covid-19, dos quais cerca de 40 mil são órfãos de mães. Essas crianças enfrentam consequências emocionais e sociais graves, e requerem atenção urgente do poder público. A Associação Vida e Justiça, que luta pela memória e reparação das vítimas da pandemia, reforça a importância de políticas públicas intersetoriais e programas de apoio que garantam o acolhimento digno e a construção de um futuro mais justo para essas crianças.


Isabel Gomes, Secretária Executiva da Associação Vida e Justiça, destacou a vulnerabilidade dessas crianças, especialmente as mais pobres e periféricas, ao fazer um apelo para que a sociedade e o Estado acolham essa população.

“O nosso principal tema é conseguir benefícios para acolher essa parcela que, entre as vítimas de todas as tragédias, acabam sendo as principais, porque são as mais indefesas. São aqueles que não tem como gritar, que não tem como chegar aos órgãos de representação. Se nós não acolhermos essas crianças, estaremos perpetuando a desigualdade e contribuindo para que elas encontrem apoio em ambientes de risco, como o crime. Cuidar delas é cuidar do futuro do Brasil”, afirmou Isabel.

O seminário faz parte de uma série de eventos estaduais que culminarão em uma grande mobilização nacional em novembro de 2024, em que se espera consolidar propostas concretas para uma política de proteção aos órfãos. Além de debates, o evento buscou fortalecer a articulação entre diversos setores da sociedade para garantir a visibilidade e os direitos dessa população​.


Confira em nosso Instagram: @vidaejustica.oficial

 
 
 

Comentários


bottom of page